8.12.09

Cia. Marginal no Dia dos Direitos Humanos

Cia. Marginal comemora o dia dos Direitos Humanos na Alerj e na Maré

Em comemoração ao aniversário de 61 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no dia 10 de dezembro de 2009, a Cia. Marginal apresentará no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, dentro do evento de homenagem ao dia dos Direitos Humanos, realizado pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a performance “Fragmentos”, que propõe uma costura criativa de uma série de fragmentos de antigos trabalhos do grupo, que compartilham a abordagem de um mesmo tema: a violência.

No dia 11, o grupo de se apresenta em frente a Redes de Desenvolvimento da Maré (Redes), na comunidade Nova Holanda. A performance tem o objetivo de atingir, especialmente, o público jovem que participa dos projetos promovidos pela Instituição.

A Cia., que é dirigida pela atriz e antropóloga Isabel Penoni há cinco anos, tem formação na Maré e desenvolve suas atividades na Nova Holanda – uma das 16 comunidades que compõem a Maré. Ela teve origem no projeto Viver com Arte, financiado pelo Instituto Ayrton Senna e desenvolvido pela Redes de Desenvolvimento da Maré, agora parceira do grupo. Esses artistas têm a missão de construir soluções de sustentabilidade para a realização de projetos de pesquisa, criação e produção teatral e de atuar em diferentes espaços, contribuindo para a difusão artística na cidade do Rio de Janeiro.

Marginais premiados

Entre as premiações que o grupo já ganhou está o prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, em 2006, que resultou na montagem do espetáculo “Qual é a nossa cara?”. Atualmente, o grupo recebe patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro para a manutenção de suas atividades de formação, e acaba de ser contemplada com o prêmio de Apoio a Pequenos Eventos Culturais / MinC. Esse prêmio possibilitará a realização de uma nova temporada daquele espetáculo.

Ao longo de 2009, o grupo promoveu ainda uma série de ações voltadas para a divulgação de seu repertório, formação de platéia e consolidação de parcerias. A performance “Fragmentos” – na qual o grupo costura criativamente uma série de retalhos de antigos trabalhos seus, todos compartilhando, entretanto, a abordagem de um mesmo tema: o da violência – foi apresentada em uma série de eventos ao longo do ano, entre eles: o Primeiro Encontro pela Vida e Por Outra Política de Segurança Pública (UFRJ - 08/08/2009), o 15º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC - 13/11/2009), o V Seminário de Psicologia e Direitos Humanos (CRP – 05/11/2009) e o I Seminário de Educação da Maré (UFRJ – 07/11/2009).

Serviço:
Cia. Marginal apresenta: Fragmentos
Data: 10 de dezembro, quinta-feira.
Horário: 9h às 13h
Local: Alerj - Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro
Data: 11 de dezembro, sexta-feira.
Local: Redes de Desenvolvimento da Maré, Rua Sargento Silva Nunes, 1012 – Nova Holanda
Horário: 18h

Contato:
Viviane Couto
Comunicação da REDES
www.redesdamare.org.br
3104-3276/9308-5269

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial