24.2.10

História da Arte na Maré

Redes de Desenvolvimento da Maré, 19/02/2010:

ENCONTROS SOBRE HISTÓRIA DA ARTE
da Arte Contemporânea à Arte Moderna … A arte de hoje e de ontem

Estão abertas as inscrições - gratuitas - para os Encontros Sobre História da Arte. A atividade faz parte do programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais e conta com a parceria da Associação Redes de Desenvolvimento da Maré - Redes da Maré. Dividido em três módulos, o evento analisa as tendências artísticas mais recentes para refletir sobre a arte do século passado: um olhar sobre o passado, baseado no presente.

- Data: 09 a 11 de março [terça, quarta e quinta-feira]
- Horário: 10h às 18h (intervalo das 13h às 15h)
- Local: Redes da Maré / Rua Sargento Silva Nunes, 1012 - Nova Holanda, Maré - Rio de Janeiro / RJ.
- Vagas: 40 pessoas / Atividade com certificado
- Inscrições gratuitas através do telefone (21) 3105-5531 ou e-mail secretaria@redesdamare.org.br

Clique aqui para informações completas sobre o conteúdo dos ENCONTROS e perfil dos ministrantes. Contamos com a sua inscrição. Vagas limitadas!

Resumo dos Módulos:

Dia 9 março, terça

Módulo I - Década de 1980 até a atualidade com o professor, artista plástico e curador Jailton Moreira. Temas: Da volta à pintura às imagens sampleadas; Da apropriação à reciclagem e à citação; Das novas mídias ao apagamento de fronteiras; Do artista propositor ao artista consumidor da produção cultural.

Dia 10 março, quarta

Módulo II - Década de 1950 a 1970, com a professora e Mestre em História da Arte pela UFRJ Marisa Mokarzel. Temas: Da pintura com todo o corpo ao corpo como suporte; Do deslocamento dos ícones da cultura de massa à manufatura industrial; Da tautologia ao discurso político; Do material como questão artística ao conceito como proposição estética.

Dia 11 março, quinta

Módulo III - Década de 1920 a 1940, com a professora de Teoria Literária e de História da Arte da Universidade de Mato Grosso do Sul, Maria Adélia Menegazzo. Temas: O rompimento com a ideia da criação ex-nihilo; O rompimento com a ideia de valor intrínseco do objeto de arte; Do ready made ao acaso objetivo; Da construção da imagem abstrata à gestualidade.

Horários de todos os módulos: das 10h às 13h e das 15h às 18h / carga horária: 18 horas

Comunicação da REDES
www.redesdamare.org.br
3104-3276

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial