10.5.12

"Do túnel pra cá"

Folha ZN, 09/05/2012:

Cidadania e Inclusão Social
ANDREI BASTOS

“Do túnel pra cá”

TODOS CONHECEM A EXPRESSÃO “do túnel pra lá”, usada por moradores da Zona Sul em relação à região da cidade separada da sua pelo túnel Rebouças. Isso é dito como brincadeira, mas revela um preconceito que não existe do “túnel pra cá”. Sem medo de ser feliz, a gente de cá vai para lá nos fins de semana de sol, se bronzear e mostrar seu valor. Sem discriminar filhinhos de papai, de carango, busão ou metrô, a moçada esquenta os verões da orla com muito samba, suor e cerveja. Foi essa alegria de viver “do túnel pra cá”, que supera preconceitos com poesia, samba e carnaval, que me fez aceitar com prazer o convite da Folha ZN para escrever sobre cidadania e inclusão social.

O inimigo não é o crack
A CAPA DESTA FOLHA ZN é dedicada a mapeamento recente, feito pela Secretaria municipal de Assistência Social, que mostra a maioria das cracolândias do Rio na Zona Norte. O crack geralmente é apresentado como o inimigo e discutimos “soluções” para um crime consumado. Este crime, na verdade, antecede o vício a que são levadas pessoas sem perspectiva de vida produtiva. Se não nos anteciparmos à droga e incluírmos socialmente essas pessoas, o problema do crack, de responsabilidade pública, continuará. O que devemos combater é a incúria das autoridades.

Rio+20 acessível
NÃO EXISTE MAIS desenvolvimento sem responsabilidade social e ambiental. Por isso, hoje em dia é cobrado respeito ao direito de ir e vir das pessoas com deficiência. Com tal preocupação, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorrerá de 20 a 22 de junho, contratou a arquiteta Regina Cohen, do Núcleo Pró-Acesso da UFRJ (www.proacesso.fau.ufrj.br), como consultora de acessibilidade. Regina é cadeirante, o que associa vivência à técnica e é de grande valia para o evento (espero que para nossa cidade também).

ANDREI BASTOS é jornalista e integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ.
Blog: www.andreibastos.com.br/blog – Email: contato@andreibastos.com.br

***
Link para a edição na web:
http://zncomunicacao.com.br/pub/edicao17/

Link para download do PDF:
http://zncomunicacao.com.br/pub/edicao17/files/17_fzn_grafica_17_fzn%20reduzido.pdf

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial