11.5.15

XIX BioSemana UFRJ 2015 homenageia Alex Schomaker Bastos


Uma homenagem para o viking nerd da Biologia

A Biologia é o estudo da vida. É ciência e educação. Nela, há pessoas apaixonadas. Apaixonadas por observar, investigar, experimentar, descobrir, questionar, fazer a ciência acontecer.

E de que adianta ter toda uma sabedoria guardada apenas para si mesmo? Não é qualquer um que tem a facilidade de passar o conhecimento adiante por meio de aulas, que consegue debater sobre o projeto de transgênicos, evolução e origem da vida como um assunto qualquer na hora do almoço, falar sobre a Catraca de Muller, discutir se uma flor é actinomorfa ou zigomorfa, discutir onde Testudines se encontram em uma filogenia, se é melhor dar uma aula de peixes dizendo se eles existem ou não etc.

Dentre tantos estudantes de Biologia que a Senhora Minerva recebeu de braços abertos, um conquistou muitas coisas: prêmios, notas altas, notas baixas, unhas pintadas, partidas de cartas, amores e amigos. Esse rapaz, cujo nome é Alex Schomaker Bastos, formou-se em Licenciatura, trabalhou com Genética e foi fonte de inspiração para muitos, dentro e fora da UFRJ.

Alex, por ser um grande amante tanto da Ciência quanto da Educação, despertou em vários de nós uma verdadeira paixão por tais assuntos, além de Evolução e nerdices (como, por exemplo, cultura nórdica, cartas de Magic, Sandman, mundo Marvel e DC e videogames de forma geral). O CABio era um local de descontração, mas com ele, também era um local de descoberta de novas paixões. Sempre havia um novo aprendizado a cada conversa com o nosso amigo viking.

Há 4 meses o mundo perdeu um exemplo de professor, um grande cientista e uma pessoa incrível. Mas ele não deixou só saudades. Ele deixou inspiração para não desistirmos dos nossos sonhos… e daí, se quiser mudar a opção de curso 3 vezes? Vai e muda. Inspiração para tentarmos sempre ajudar os outros, não apenas estudando antes de uma prova, mas também a ajudar nos problemas pessoais, a ajudar numa briga, ajudar a fazer escolhas. E mais que tudo, como um bom professor, nos ensinou coisas que nunca serão esquecidas: nos ensinou a não desistir, nos ensinou a ensinar, nos ensinou a não nos preocuparmos com coisas fúteis, nos ensinou a valorizar amizades.

Vamos aproveitar esta semana para fazer algo que ele amava: aprender. Aprender sobre biologia, aprender sobre interações humanas. Vamos adquirir conhecimento para mudarmos o que pudermos: mudar o mundo, mudar a faculdade, mudar a si mesmo, sempre para melhor.

Alex deixou uma cicatriz que nos marcará pra sempre, mas vamos consertá-la com o que tivermos de melhor.

(Natasha Radsack e Rebeca SK)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial