15.6.15

CARTA DE AGRADECIMENTO


Hoje, dia 15 de junho de 2015, estivemos com o Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, para lhe entregar uma carta de agradecimento aos policiais e às policiais que trabalharam para elucidar o assassinato de nosso filho Alex Schomaker Bastos e prender seus assassinos. Na foto, da esquerda para a direita, José Mariano Beltrame, Secretário de Segurança RJ, Tenente Coronel Márcio Oliveira Rocha, Comandante do 2º BPM, Andrei e Mausy.

A CARTA:

Rio de Janeiro, 15 de junho de 2015

Ao Senhor
José Mariano Beltrame
Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro

É estranho e doloroso escrever esta carta. Mas acreditamos ser o correto.

Embora repetidamente digamos que ao Estado nada devemos, pois o Estado, em sua natureza política, apenas cumpre com o dever de atender o Cidadão, queremos, publicamente, agradecer o empenho e dedicação da equipe da Delegacia de Homicídios que, após muitas diligências e constante trabalho de inteligência, chegou aos assassinos de nosso filho Alex Schomaker Bastos, apresentando-os com a certeza e comprovação de culpa.

Gostaríamos que nosso agradecimento fosse formalmente repassado a todos os membros da equipe e da chefia da Delegacia de Homicídios. A verdadeira polícia está ao lado do Cidadão de bem.

A morte de Alex, nosso amado filho, de 24 anos, assassinado com sete tiros no ponto de ônibus em frente ao Campus UFRJ Praia Vermelha, a uma semana de receber seu diploma de Biólogo, certamente mudou os rumos de nossas vidas de maneira inexorável.

Mas não mudou nossa crença na Cidadania, com letra maiúscula, que sempre pautou nossas vidas e que foi repassada como ensinamento aos nossos filhos.

Temos consciência de que a Segurança não é feita apenas pela Polícia. A Segurança inclui Educação, Saúde, Saneamento, iluminação, cuidado com o patrimônio público, Cidadania e Consciência Individual. E isso tudo está em falta em nossa cidade.

É o empenho conjunto entre nós, sociedade civil, e a polícia que certamente contribuirá para a segurança de nossa cidade, ajudando a reduzir os índices de criminalidade. E nós, pais eternamente enlutados, estamos empenhados em fazer nossa parte e mostrar que é a participação dos cidadãos que mudará nossa realidade para melhor.

Simbolicamente, pintamos de branco o ponto de ônibus onde Alex foi assassinado. O branco clareou o local e nossa insistência para que ele fosse realmente urbanizado surtiu efeito. A Prefeitura transformou o espaço em uma praça de verdade. Limpa, muito bem iluminada, com novo projeto de iluminação, e com árvores podadas. Tudo como devem ser todos os espaços públicos em nossa cidade.

Um lugar antes perigoso e escuro e que hoje tem vida. Olivia, irmã do Alex, fotografou, emocionada, um grupo de jovens conversando à noite na Praça que agora se chama ALEX SCHOMAKER BASTOS. E eles não estavam com medo. E não deveriam mesmo. Aliada à iluminação e demais cuidados, a viatura da Policia Militar, promessa cumprida pelo senhor, que lá permanece completou o cenário de tranquilidade.

“Um pouco de luz salvará a vida de outros Alexs. Pequenas mudanças podem fazer a diferença entre civilização e barbárie. Ocupar as cidades em vez de delegá-las à polícia é um passo”. A frase é do jornalista Luiz Fernando Vianna, no seu artigo “Um pouco de luz”, publicado na Folha de S.Paulo no dia 8 de junho e resume bem o que acreditamos.

Vamos pedir ao prefeito Eduardo Paes que pense em um projeto que transforme todos os pontos de ônibus da cidade em pontos de luz. Pintados de branco e bem iluminados, os pontos de ônibus servirão mais àqueles que esperam condução e menos aos que assaltam e matam por um celular.

Com nossos mais sinceros agradecimentos ao cidadão José Mariano Beltrame e aos homens e mulheres policiais que se dedicaram à prisão dos assassinos de Alex Schomaker Bastos,

Mausy Schomaker e Andrei Bastos,
pais orgulhosos e entristecidos.
SOMOS ALEX PARA SEMPRE

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial