6.6.15

Polícia prende dois acusados do assassinato de estudante da UFRJ em Botafogo

Dupla foi presa em operação da 10ª DP contra assaltos em Botafogo – Pedro Teixeira / Agência O Globo

Polícia prende dois acusados do assassinato de estudante da UFRJ em Botafogo
Um deles chegou a confessar o crime, mas o segundo nega participação. Moto apreendida no dia 22 é a principal prova
por Alessandro Lo-Bianco e Vera Araújo

RIO — A Polícia Civil prendeu dois acusados do assassinato do estudante de biologia Alex Schomaker Bastos, morto a tiros durante um assalto praticado por uma dupla de motoqueiros no dia 8 de janeiro, num ponto de ônibus da Rua General Severiano, em Botafogo. William Augusto Nogueira, de 27 anos, e Anderson Leandro Bernardes, de 32, foram detidos no mês passado, acusados de outros roubos na região da 10ª DP (Botafogo). A polícia descobriu, no entanto, que a motocicleta apreendida com William foi uma das utilizadas pelos ladrões no ataque ao universitário. Com isso, ele e o cúmplice Anderson passaram a ser suspeitos do assassinato de Alex.

Moto usada por William Augusto Nogueira indiciado pela morte do estudante Alex Schomaker, em Botafogo. A moto foi apreendida na favela do Jacarezinho. – Polícia Civil / Divulgação

A Divisão de Homicídios (DH) tinha a placa da moto. Segundo o delegado assistente Alexandre Herdy, Anderson negou participação no latrocínio (roubo com morte), mas William chegou a confessar o crime.

— William já está indiciado pela morte de Alex. Ele confessou o crime, mas nega ter atirado. William apontou outra pessoa, do Jacarezinho, como autora dos disparos. Mas descobrimos que ela foi assassinada há três anos. Os dois sempre praticavam crimes juntos. No momento, Anderson é suspeito do latrocínio.

Um terceiro criminoso também foi detido, acusado de receptação: ele estava vendendo o celular do universitário numa loja de material de informática em Olaria. A polícia chegou ao local através de uma denúncia. Como se trata de um crime de baixo potencial ofensivo, ele foi autuado na Divisão de Homicídios e liberado em seguida.

— O Alex só morreu porque os ladrões queriam o celular dele — disse o delegado assistente da Divisão de Homicídios, Alexandre Herdy. — O crime de receptação integra esse ciclo de sangue. Por último, o aparelho vai parar nas mãos de uma pessoa de bem.

Na segunda-feira, haverá uma acareação entre os acusados da morte do estudante, William Augusto Nogueira e Anderson Leandro Bernardes. Além disso, três testemunhas serão ouvidas novamente.

DE 30 A 40 VÍTIMAS

Uma das testemunhas disse que viu Alex reagir ao assalto. Segundo o depoimento, havia dois criminosos, cada um em sua moto. O primeiro bandido teria ordenado ao segundo que atirasse no estudante.

Estudante de biologia Alex Schomaker Bastos, morto a tiros por ladrões em Botafogo – Reprodução / Facebook

— O bandido teria falado: “Mete bala” — contou o delegado. — Em seu depoimento, William nega ter atirado. Conta que foi ele quem abordou Alex, e outra pessoa fez os disparos. Para a polícia, não importa quem atirou. Os dois saíram para roubar e responderão pelo crime de latrocínio, que é roubo qualificado tendo como consequência a morte da vítima.

A investigação da DH teve o apoio da 10ª DP (Botafogo), que, no último dia 22, fez uma operação para prender criminosos que atuavam na área, incluindo William e Anderson, capturados no Jacarezinho. Só o primeiro suspeito responde a mais de dez inquéritos por roubo em Botafogo e Flamengo. Segundo a delegada Bárbara Lomba, ele e Anderson teriam feito entre 30 e 40 vítimas.

Mausy Schomaker: minutos antes do crime, ela recebeu uma mensagem do filho: ‘Oi, mãe, tô indo para casa’ – Alexandre Cassiano / Agência O Globo

Mãe de Alex, Mausy Schomaker disse que deseja acreditar no trabalho da polícia, “embora no Brasil e no Rio de Janeiro isso seja um exercício difícil”:

— Não estamos alegres com a notícia, porque alegria é algo que não existe mais em nossas vidas. Mas é uma sensação de que um primeiro passo foi dado no caminho da justiça.

***
Fonte: O Globo Online

Veja também: Bom Dia Rio

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial