1.7.15

PROJETO ALEX SCHOMAKER DE GRAFIA ANUAL DA RIQUEZA E DIVERSIDADE (PRO-ASGARD)

Beto Pimentel (direita) com aluno fazendo snorkel em Arraial do Cabo

Palavras do professor Beto Pimentel (CAp-UFRJ):

“No final de semana de 27 e 28 de junho, o Núcleo de Atividades em Física (NAF) do CAp-UFRJ, onde o Alex fez a Prática de Ensino em Biologia, realizou (pela 10ª vez) a sua Aventura Científica #2, que envolveu a construção, calibração e teste de um profundímetro por suas equipes, e também a observação do costão marinho em snorkeling como preparação para atividade pedagógica em ecologia a bordo.

No ano passado o Alex foi o responsável por desenvolver esta segunda parte da atividade, para a qual ele escolheu o tema da distinção entre riqueza e diversidade ambientais, e foi muito bem-sucedido na forma como a atividade foi trabalhada.

Como a geração de “nafiosos” deste ano conta com os alunos do segundo ano do ano passado, que foram alunos do Alex na sua regência, quisemos prestar uma homenagem ao Alex e iniciar um projeto de longo prazo baseado naquilo que ele começou em 2014.

Assim, levamos este ano sketchbooks/cadernos de campo confeccionados pelas equipes com capas homenageando a participação do Alex na atividade, e foram feitos registros gráficos e quantitativos das espécies observadas e de sua abundância nos locais específicos de mergulho, com vistas a um registro cumulativo ao longo dos anos que permita refinar e sofisticar a discussão sobre riqueza e diversidade ambientais em Arraial do Cabo.

O Projeto Alex Schomaker de Grafia Anual da Riqueza e Diversidade (PRO-ASGARD, um nome que tenho certeza que o Alex aprovaria) será liderado pela Rebeca SK e por mim, e assistido por um pesquisador da área ambiental lá de Cabo Frio.

Não posso imaginar melhor uso para o material de mergulho do Alex que foi doado pela família para o Clube de Ciências do CAp-UFRJ.”

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial