13.9.07

Discriminação no Parapan (1)

ANDREI BASTOS

Reproduzo abaixo troca pública de e-mails, já que ocorreu em lista de discussão de profissionais de comunicação, como uma primeira contribuição para o entendimento da discriminação ocorrida nos Jogos Parapan-Americanos.

Aproveito para esclarecer que a informação de que a Golden Cross decidiu não prestar atendimento médico aos atletas do Parapan foi publicada no dia 3 de agosto, na coluna de Ancelmo Góis, na nota “Doeu em Brasília”, que reproduzi aqui e no meu outro blog ( http://blog.andrei.bastos.nom.br/2007/08/03/doeu-em-brasilia/ ).

Como em toda troca de e-mails, a ordem é da última mensagem para a primeira:

----- Original Message -----
From: Andrei Bastos
To: Clube_Comunicacao@yahoogrupos.com.br
Sent: Sunday, September 02, 2007 11:26 PM
Subject: Re: [Clube_Comunicacao] Omissão

Isabel,

Como você mesma diz, "a Golden seria patrocinadora dos dois Jogos e resolveu cancelar o patrocínio". Basta isso para a discriminação estar caracterizada. Além disso, mesmo patrocínios devem ser regidos por contratos e, no caso, como você mesma diz, a Golden "seria" e "resolveu cancelar". Ou seja: assim como o Rio se comprometeu a fazer tudo igual no Pan e no Parapan na Carta de Intenções, e não fez, a Golden se comprometeu a prestar assistência médica aos atletas do Pan e do Parapan, e isso não aconteceu.

Em tempo: não foi "o" CO-Rio que disse que a Golden não continuou porque não queria associar sua marca aos deficientes, e eu não disse isso. Eu disse "o lado do CO-Rio", assim como eu também não disse que foi "a" Golden que disse que o dinheiro acabou e sim "o lado da Golden Cross". Mas não se preocupe, é muito provável que o MP esclareça isso também.

Pra botar mais lenha na fogueira, ouvi de outra fonte (um outro lado) que a ambulância do Corpo de Bombeiros não foi direto para o Salgado Filho porque faltou comando e coordenação, o que fez com que a iniciativa ficasse por conta do pessoal da ambulância, que resolveu ir para o Miguel Couto. Quem deveria exercer comando e coordenar a operação de socorro a Carlos Maslup? O CO-Rio?

No mais, vou procurar a Marcia Penna Firme para obter a versão oficial do CO-Rio.

Abs,

Andrei

----- Original Message -----
From: Isabel Magalhães
To: Clube_Comunicacao@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, August 31, 2007 5:34 PM
Subject: [Clube_Comunicacao] Omissão

Andrei, acho que você deve procurar a nossa assesoria de imprensa que poderá responder em nome do CO-RIO. Eu tenho a certeza que o Co-RIO não disse que a Golden Cross não queria associar a marca dela aos Jogos Parapan. A Golden seria patrocinadora dos dois Jogos e resolveu cancelar o patrocínio mas não com esta alegação. O que eu sei é que às vesperas dos Jogos Parapan ficamos sem assistência médica. Foram procuradas outras empresas de assistencia médica que não se interessaram pelo patrocinio. Diante disso, os entes governamentais assumiram a parte médica. O CO-RIO trabalhou o tempo todo com patrocínio, não contrantando empresas, já que naõ tinhamos verba.Não fiz a assessoria de imprensa do evento, mas você pode procurar a Marcia Penna Firme, que é gerente de atendimento do CO-RIO e ela dará informações mais detalhadas.O que eu posso dizer é que foi muito bom trabalhar no Parapan. Todos nós tivemos uma grande lição de vida com estas pessoas que que com todas as suas limitações, tem grandes força e alegria de viver. Além disso,podemos conhecer grande atletas como a Rosinha, o Mauro, Clodoaldo e muitos mais.
abs, Isabel

----- Original Message -----
From: Andrei Bastos
To: Clube_Comunicacao@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, August 28, 2007 8:59 AM
Subject: Re: [Clube_Comunicacao] Omissão e silêncio

Isabel, eu também acho que se deve ter cuidado antes de qualquer declaração. A que dou sempre é de que precisamos apurar as responsabilidades. Para isso, é necessário conhecer o contrato entre o CO-Rio e a Golden Cross, por exemplo. Você pode me fornecer cópia desse documento?

De minha parte, ouvi sim os dois lados. O lado do CO-Rio disse que a Golden Cross não prestou assistência aos atletas do Parapan porque não queria associar sua marca à imagem dos deficientes e, por causa disso, até escrevi o texto "Comportamento vil", que publiquei no meu blog ( http://blog.andrei.bastos.nom.br/2007/08/03/comportamento-vil/ ). O lado da Golden Cross, por sua vez, disse que a empresa não deu continuidade à prestação de serviços no Parapan porque o dinheiro tinha acabado. Diante disso, agora me dedico a reivindicar transparência absoluta dos atos e contratos referentes ao Parapan e, por extensão, ao Pan. Soube que o MP instaurou um inquérito civil para apurar as ocorrências. Vamos aguardar os resultados.

Enfim, por mais que sejam louváveis e devam existir, não lutamos por belos sentimentos e sim por direitos.

----- Original Message -----
From: Isabel Magalhães
To: Clube_Comunicacao@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, August 24, 2007 3:55 PM
Subject: Re: [Clube_Comunicacao] Omissão e silêncio

Andrei, antes de atribuir ao Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos a responsabilidade por a Golden Cross não ter continuado o atendimento aos atletas nos Jogos Parapan-americanos, como fez nos Jogos Pan-americanos, seria interessante ouvir a Golden porque ela tomou a decisão de não patrocinar os Jogos Parapan. Não foi uma determinação do Comitê não ter assisistência médica particular. A Golden prestou seus serviços como patrocinadora e decidiu não patrocinar os Jogos Parapan , assim como outras empresas que só quiseram patrocinar o Pan. O Presidente Lula fez uma crítica bem severa a estas empresas em seu discursso na Vila Pan-maericana no último dia 17.Quanto à acessibilidade nas cerimonias, eu estive nas duas e tenho muitos depoimentos de atletas, técnicos, Presidente do CPD e do APC elogiando as instalações. Enfim, acho que deve ser ter cuidado antes de qualquer declaração. Acompanhei estes atletas durante o evento e posso falar do grande cuidado que se teve durante o evento . Até os voluntários tiveram um envolvimento muito maior. Tivemos voluntários cadeirantes, Força Nacional cadeirante e no jornal que fiz na Vila, tivemos um jovem repórter cego que trabalha com sua cadela guia.Esta foi a vivência que tive e que gostaria de compartilhar com vocês, mostrando um outro lado do que li ontem e hoje nos jornais.

Andrei Bastos <mailto:andrei%40ism.com.br> escreveu:

Coluna de Tereza Cruvinel:
http://blog.andrei.bastos.nom.br/2007/08/19/omissao-e-silencio/

ANDREI BASTOS
(21) 2205-0022 / 9977-4276
http://www.andrei.bastos.nom.br/
http://blog.andrei.bastos.nom.br/

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

necessario verificar:)

1:24 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial