7.2.08

A chef Maria Callas

CASSIANO FERNANDEZ

Maria Callas, a maior cantora de ópera de todos os tempos, foi uma mulher cercada de mistérios. Um deles era sua paixão por culinária, paixão essa que fora potencializada após seu casamento com o industrial Giovanni Battista Meneghini. Seus primeiros livros sobre o assunto foram-lhe dados pela sogra Giuseppina Meneghini. Na verdade, o prazer de cozinhar nasceu quando Titta começou a lhe pedir que preparasse quitutes.

Os testemunhos de seus leais empregados ilustram bem a relação de Maria com a cozinha. Segundo eles, ela comprava todo tipo de utensílios, tais como: batedeiras, escumadeiras etc. e, segundo os mesmos, Maria se submetia a dietas muito rígidas, que consistiam basicamente em filés grelhados e salada verde praticamente sem tempero. Apesar disso, possuía uma verdadeira biblioteca culinária formada por livros em várias línguas. Outra coisa muito interessante é que Maria, durante a juventude, fora obesa. Porém, no período de um ano, entre 1947 e 1948, emagreceu espantosos 60 quilos e, o que é mais impressionante: até hoje ninguém sabe como! Seu grande sonho, se os compromissos profissionais permitissem, era exercer a função de dona de casa. Isso prova que Maria, apesar de ter sido uma mulher de vida sofisticada e freqüentadora das altas rodas internacionais, dava tudo para ficar na cozinha preparando um bolo para Titta, por exemplo. Dá pra imaginar a grande Callas de avental diante de uma batedeira?

Para comprovar a competência culinária de Maria, veja abaixo uma receita extraída do livro “A paixão secreta de Maria Callas - Histórias, receitas e sabores”, da Editora Mercuryo, organizado por Bruno Tosi e traduzido por Roberta Barni:

SUFLÊ DE CHOCOLATE

Ingredientes: 20 g de manteiga, 25 g de chocolate, 2 colheres de açúcar, 2 colheres de farinha, 500 ml de leite e 6 ovos.
Bater bem as gemas, o açúcar, a manteiga e o chocolate. Acrescentar o leite e a farinha, misturando tudo com se fosse um creme bechamel. Bater as claras em neve até que fiquem bem firmes. Juntar tudo. Colocar no forno a 180º durante 2 horas. Depois de pronto, servir rapidamente.

Obs: No livro, seu mordomo-motorista Ferruccio Mezzadri comenta que a receita sempre ficava perfeita e sua adorável patroa, brincando com ele, dizia que misturaria ao suflê de chocolate ingredientes que não condiziam com a sofisticada receita, tais como queijo, presunto ou até mesmo pêssego.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial