21.11.08

Exploração Sexual Infantil

No programa Sala de Notícias, do Canal Futura:

24/11 - segunda-feira: (reprise especial) - Exploração Sexual Infantil (T: 25:54)

O que representa a perda da infância para meninos e meninas vítimas da exploração sexual no Brasil? Foi atrás da resposta para esta pergunta que a equipe de reportagem do Canal Futura, composta pelo repórter José Brito Cunha, o cinegrafista Marco Aciolly e o técnico de áudio André Ramos percorreu 1500 km por estradas do nordeste. Vamos mostrar as conseqüências de um turismo indesejado que não gera renda e se aproveita da fragilidade de famílias no litoral brasileiro; os projetos de inclusão social de adolescentes que abandonaram suas casas para viver na rua e o papel do estado brasileiro no enfrentamento à exploração sexual infantil.

Atualmente, a exploração sexual não é apenas um problema que acontece com meninas. Meninos também são vítimas de abusos que levam à prostituição na adolescência. No Brasil, existem 241 rotas domésticas e internacionais de tráfico de seres-humanos, principalmente, mestiços e afro-descendentes entre 12 e 24 anos. De Xexéo, no sul de Pernambuco a Sobral, no oeste do Ceará, mostramos a realidade de famílias que convivem com este problema. Hoje, a mistura entre a bebida e o machismo, muitas vezes é o que leva ao abuso sexual, o primeiro passo para que uma criança seja explorada mais tarde para fins comerciais.

No Rio de Janeiro, mostramos a ação conjunta de assistentes sociais, educadores e das polícias civil e militar no recolhimento de moradores de rua, uma das ações preventivas no combate a este problema. Em Natal, Recife e Fortaleza, mostramos o movimento do turismo nas praias, a facilidade no contato com adolescentes na noite e o drama de famílias desestruturadas que hoje buscam apoio em projetos sociais. No interior, o problema é ainda mais grave por causa da ausência de políticas públicas e falta de recursos.

Quanto à políticas públicas, mostramos os desdobramentos do disque 100 e a postura do estado brasileiro no combate à exploração sexual infantil. Ouvimos especialistas como a senadora Patrícia Saboya, o pediatra Lauro Monteiro, Neide Castanha, coordenadora do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente, a jornalista Ana Veloso, do Centro Mulheres do Cabo, a defensora pública Maria Amélia Peixoto, além, é claro, de famílias.

25/11 - terça-feira: Sala Debate - Exploração Sexual Infantil

A exploração sexual de crianças e adolescentes produz números alarmantes no Brasil. Apenas entre os casos registrados, são cerca de 100 mil por ano no país, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Um crime que cresce principalmente nos grotões de pobreza, mas que não está apenas ligado à situação de miséria de crianças e adolescentes que se prostituem. É alimentado pela impunidade dos abusadores e exploradores e por questões culturais, como o machismo e a idéia de que o adulto tem poder sobre a criança. Nos últimos anos, vários segmentos da sociedade têm reunido esforços para enfrentar o problema. No governo, exemplos são projetos como o Sentinela, criado nos municípios para implementar centros de referência para o acolhimento de vítimas de violência sexual, e o disque 100, para o recebimento de denúncias. Mas as ações ainda são desarticuladas, o que dificulta o combate do problema em todas as frentes.

No Sala de Notícias em Debate, que vai ao ar no dia da abertura do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, vamos discutir o tráfico infanto juvenil para fins sexuais, a exploração pelo turismo, a internet como campo de divulgação da pedofilia, e os sérios impactos que, não só a violência sexual, mas a impunidade dos agressores, trazem à vida das vítimas.

* Veja todos os horários no site www.futura.org.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial