19.1.15

Alex – Nota da Faculdade de Educação da UFRJ

“But where shall wisdom be found? And where is the place of understanding? Man knoweth not the price thereof; neither is it found in the land of the living… for the price of wisdom is above rubies”. (O Homem não sabe o valor do saber, nem pode encontrá-lo na terra dos vivos… pois o preço da sabedoria está acima dos rubis). Neil Gaiman, Sandman (tradução livre de Alex Schomaker Bastos).
Assim Alex abre seu relatório de Prática de Ensino em Ciências Biológicas, cursada em 2014 na Faculdade de Educação e no Colégio de Aplicação da UFRJ. Neste instigante relato, nos convida a conhecer seu processo de se tornar professor a partir da descrição das muitas atividades realizadas e da bonita relação que estabeleceu com os colegas de grupo, alunos da escola, professores orientadores e supervisora. Conclui com a certeza de que influenciou muitas pessoas e foi influenciado para se tornar “um professor melhor, mais autocrítico e reflexivo, além de uma pessoa melhor, capaz, através do respeito e do amor, de agregar conhecimentos e atitudes positivas aos alunos e figuras presentes no colégio e na sociedade”. Demostra ter compreendido o valor de uma educação libertadora e, ao citar Paulo Freire, ressalta que ninguém liberta ninguém: as pessoas se libertam em comunhão. Em comunhão com a humanidade e o cosmos, Alex partiu em busca da sabedoria que não encontrou no mundo dos vivos, mas que certamente o espera “acima dos rubis”. Que seu exemplo de integridade e determinação e seu amor ao conhecimento sejam inspiração para o fortalecimento de laços acadêmicos e humanitários na UFRJ e fora dela.
Na contramão da desumanização que produz e naturaliza tragédias como a de sua perda violenta e prematura, nós, professores, pesquisadores e funcionários da Faculdade de Educação, reafirmamos nosso compromisso de formar professores e pesquisadores comprometidos com a produção de conhecimentos que fundamentem uma sociedade mais justa e uma escola pública democrática e de qualidade. Repudiamos veementemente a violência que nos rouba diariamente dezenas de jovens e não daremos trégua às autoridades até que garantam segurança no interior e no entorno de nosso campus. Chega de descaso!
Professores, funcionários técnico-administrativos e alunos da Faculdade de Educação da UFRJ.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial