22.1.15

CARTA ABERTA PARA O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Senhor secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro
José Mariano Beltrame
Nós, pais de ALEX SCHOMAKER BASTOS, assassinado no ponto de ônibus da rua General Severiano no dia 8 de janeiro, aproveitamos este encontro, muito doloroso para nós, para gritar não apenas nossa dor, mas também nossa indignação como cidadãos em relação à violência na cidade do Rio de Janeiro, que nunca mais será maravilhosa para nós.
Temos consciência de que o senhor não é o responsável direto pela violência em nossa cidade, comprovada pelas notícias diárias sobre crimes e mortes e, principalmente, pela certeza da insegurança vivida por todos no estado do Rio de Janeiro.
Mas o senhor é a substantivação do Estado e do que o Estado deve a nós cidadãos que pagamos impostos, trabalhamos, estudamos e não vivemos à margem da Lei.
Queremos confiar nas investigações, na Delegacia de Homicídios e numa nova polícia com um efetivo comprometido com a Justiça.
Senhor secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, vamos ser muito objetivos e práticos no nosso pedido: qual a data que o senhor define para que seja instalada uma cabine da Polícia Militar, com policiais presentes 24h, próxima ao ponto de ônibus da rua General Severiano, em frente à Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Botafogo?
Sabemos que não é sua seara, mas como o senhor pode colaborar para que o local seja adequadamente iluminado? O senhor, com certeza, sabe que lugar iluminado é mais seguro.
Caso o senhor consiga algum tempo, leia os textos que anexamos a esta carta, que são parte das declarações dos professores, alunos e amigos de nosso filho ALEX SCHOMAKER BASTOS, professor, biólogo, estudante e cidadão. Talvez, assim, o senhor conheça melhor quem a incúria do Estado permitiu que fosse assassinado aos 24 anos, apenas porque prefere pegar o ônibus 434. Parece que aqui no Estado do Rio de Janeiro é proibido ao cidadão escolher a linha de ônibus que melhor lhe atende.
Para terminar, reproduzimos parte de um dos diversos textos da UFRJ em homenagem ao nosso filho ALEX SCHOMAKER BASTOS:
“Na contramão da desumanização que produz e naturaliza tragédias como a de sua perda violenta e prematura, nós, professores, pesquisadores e funcionários da Faculdade de Educação, reafirmamos nosso compromisso de formar professores e pesquisadores comprometidos com a produção de conhecimentos que fundamentem uma sociedade mais justa e uma escola pública democrática e de qualidade. Repudiamos veementemente a violência que nos rouba diariamente dezenas de jovens e não daremos trégua às autoridades até que garantam segurança no interior e no entorno de nosso campus. Chega de descaso!”
Mausy Schomaker
Andrei Bastos
Pais orgulhosos e entristecidos de ALEX SCHOMAKER BASTOS
Eu sou Alex para sempre
(Carta entregue ao secretário José Mariano Beltrame durante encontro com a família no dia 22/01/2015, quando o secretário empenhou sua palavra de que a partir de hoje uma viatura da PM fará policiamento ostensivo na praça em que ALEX SCHOMAKER BASTOS foi assassinado, em frente ao Campus da UFRJ)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial