14.11.07

Banco de currículos para deficientes

IBDD TEM BANCO DE CURRÍCULOS
PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


O cumprimento da lei federal que institui cotas para contratação de pessoas com deficiência tem levado as empresas brasileiras a buscarem profissionais qualificados para suprir as vagas oferecidas. O Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), referência nacional em qualificação e encaminhamento ao emprego nesta área, montou um banco de currículos para promover a articulação entre a demanda das empresas e a oferta de mão-de-obra. De janeiro a agosto de 2007, o IBDD já encaminhou 2.155 pessoas com deficiência para processos de seleção de 124 empresas.

Utilizam-se deste serviço empresas de pequeno, médio e grande portes, como White Martins, Furnas, Banco do Brasil e TV Globo. A busca pelo profissional é realizada pelo IBDD através do banco de currículos, a partir do perfil solicitado pela empresa.

As pessoas com deficiência que não possuem qualificação para enquadramento nas oportunidades, podem fazer cursos gratuitos no próprio IBDD que, para isto, criou metodologia própria. São oferecidos cursos para áreas de informática, telemarketing, serviços administrativos e documentação, entre outros. Os melhores alunos são encaminhados para os processos de seleção com grandes chances de aproveitamento. Além de preparar o candidato para funções específicas, o IBDD promove a formação integral do profissional, dando noções de postura e comportamento no ambiente de trabalho, marketing pessoal, direitos e cidadania.

“Ao longo de anos de experiência, constatamos que a preparação da pessoa deficiente para o mercado de trabalho não exige muita tecnologia, como se imaginava. É preciso desmistificar esta idéia: capacitar o deficiente não é nenhum mistério”, comenta Teresa d’Amaral, superintendente do IBDD. As inscrições para o banco de currículos da instituição estão permanentemente abertas e são gratuitas, assim como os cursos, oferecidos durante todo o ano.

Os interessados devem procurar o IBDD:

Rua Artur Bernardes, 26-A, Catete, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3235-9290
www.ibdd.org.br

***

NOVOS CURSOS – Telemarketing e Alfaiataria

O IBDD está aceitando inscrições para dois novos cursos gratuitos: Telemarketing Informatizado e Assistente de Alfaiataria, este último a ser realizado em parceria com o Senac. No primeiro, os candidatos devem ter conhecimento mínimo de informática e ensino fundamental completo e apresentar deficiência física, visual parcial ou paralisia cerebral sem comprometimento na fala. As chances de encaminhamento ao emprego são altas. Serão ensinados conceitos de telemarketing, tele-atendimento ativo e receptivo, operação de call center e utilização de head set.

Já o curso de Assistente de Alfaiataria é dirigido a pessoas com deficiência física (paralisados cerebrais sem comprometimento motor dos membros superiores e deficientes auditivos), com idade mínima de 18 anos e conhecimento e domínio na utilização do sistema de medidas de comprimento e regras de três simples e composta. O objetivo é ensinar a interpretação de fichas técnicas e croquis, criação de moldes, montagem de peças, aplicação de materiais têxteis e interação com a equipe de estilo.

Inscrições e informações pelo telefone (21) 3235-9290, com Michel Reis ou Denise Rocha.

Fonte: www.ibdd.org.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial