21.2.08

Cacá

ANDREI BASTOS

Quem conhece a minha história sabe que sou uma pessoa de sorte, com muitos privilégios. Além dos privilégios que me abençoaram, também me foram oferecidas inúmeras oportunidades de vivências, muito diversas, que me apresentaram a pessoas extraordinárias e às suas experiências de vida, aos seus ensinamentos. Mais do que qualquer estudo formal, com ou sem doutorado, foi a vida que forjou a pessoa que consigo ser, com tudo o que aprendi e trago comigo com respeito e humildade.

Um dos maiores privilégios que tive foi conhecer e trabalhar com Cassiano Fernandez, o Cacá, um jovem talentoso na escrita. Sua alegria contagiante, sua sensibilidade e sua garra para viver reforçaram minha crença de que a própria deficiência pode ser estímulo para a superação de todos os obstáculos, sejam eles colocados pelo mundo ou pela ignorância das pessoas, mesmo a das que se consideram sábias, como eu já tive a pretensão de me considerar um dia. Seres humanos como Cassiano têm a obrigação de serem e de se sentirem superiores, para o bem dos seus pares em primeiro lugar, pois é essa condição que pode levar à conquista e afirmação dos direitos de todos os deficientes.

Mas, longe de querer defender o autodidatismo, minhas palavras querem dizer justamente o contrário. Acredito que minha baixa freqüência escolar foi compensada pela sorte, e como não devemos contar com ela, além do fato de que nem todos a têm tão facilmente, o que vale mesmo neste mundo, e cada vez mais, é o estudo formal.

Estou dizendo tudo isso para explicar a mim mesmo porque devo me privar da parceria de Cassiano Fernandez, da sua inteligência e da sensibilidade do seu texto. Cacá, para quem não sabe, tem apenas 21 anos, toda a vida pela frente e não tenho o direito de criar obstáculos à sua evolução, particularmente nos estudos.

Está certo. Está na hora de Cassiano encarar a preparação para um vestibular e para vôos mais altos. Vou ficar torcendo.

Boa sorte, Cassiano Fernandez!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial