23.2.08

Leitura acessível já!

Movimento luta por livro para as pessoas com deficiência

PAULO VITOR FERREIRA

Machado de Assis, Fiódor Dostoiévski, Mário de Andrade, Fernando Pessoa, Nelson Rodrigues, James Joyce, Sthendal, Eça de Queirós. Esses e outros escritores são imprescindíveis na formação de qualquer mortal. Com esse pensamento, o movimento Molla-Brasil, criado pela Associação de ex-alunos do Instituto Benjamin Constant, luta pelo livro acessível no país para as pessoas com deficiência. A Câmara Setorial do Livro e da Leitura vai se reunir nos dias 6 e 7 de março, na Biblioteca Nacional. A meta é regulamentar a lei do livro no Brasil, a de número 10.753, de 30 de outubro de 2003.

O movimento reivindica a existência desses livros acessíveis nos mesmos locais de venda de toda e qualquer obra convencional.

Acessibilidade

O que é um livro acessível? É aquele que pode ser acessado por pessoas com ou sem deficiência de maneira autônoma. Ele deve apresentar-se no formato áudio e digital, permitindo a impressão de seu conteúdo em letras ampliadas ou em braille.

Desta forma, seu alcance junto a um público seria muito maior, dando possibilidades para que pessoas com diferentes tipos de deficiência como cegueira, surdo-cegueira, baixa visão, tetraplegia, paralisia cerebral, deficiência intelectual, dislexia, mobilidade reduzida, membros superiores amputados, entre outras, possam usá-los sem problemas de acessibilidade.

Segundo o Molla-Brasil, uma pessoa sem nenhuma dessas deficiências também poderia desfrutar da audição de um bom livro no cd-player de seu carro nos momentos de grandes deslocamentos ou congestionamentos pela cidade.

Fonte: www.ibdd.org.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial