23.5.08

Cidade Proibida acessível a pessoas com deficiência

China Daily, 19/05/2008:

Cidade Proibida inaugura acesso para turistas com deficiência

LAN TIAN

Turistas com deficiência física têm melhor acesso à famosa “Cidade Proibida”, que passou por grandes reformas. Novas instalações foram inauguradas ontem para marcar o Dia Nacional de Ajuda às Pessoas com Deficiência.

“Esta é uma excelente demonstração de como Beijing e China pretendem desenvolver a acessibilidade para todas as pessoas nos anos vindouros”, disse Sir Philip Crave, presidente do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC).

“O povo chinês tem despendido esforços grandiosos em Sichuan para aliviar o sofrimento causado pelo terremoto. Paraolímpicos de todo o mundo estão com vocês, com todo o povo chinês”.

A Cidade Proibida tem inúmeros degraus e soleiras em pedra, que são características da arquitetura tradicional chinesa, mas restringem o acesso a pessoas com deficiência.

O famoso ponto turístico agora tem três rotas sem barreiras para turistas que cobrem os lugares mais importantes. O caminho principal, com cerca de 1.000m de comprimento, vai de Wumen (Portão Meridiano), no sul, até Shenwumen (Portão do Valor Espiritual), ao norte.

Com o auxílio de elevadores recentemente instalados, cadeirantes têm acesso à Torre Wumen, evitando aproximadamente 100 degraus. Em Taihedian, Zhonghedian e Baohedian, elevadores para cadeiras de roda estão disponíveis para as pessoas com deficiência vencerem os degraus.

“As instalações livres de obstáculos e a arquitetura antiga da Cidade Proibida se complementam, dando corpo ao conceito dos Jogos Paraolimpicos de Beijing 2008 - Transcendência, Igualdade e Integração”, diz Li Ji, vice-diretor da Cidade Proibida.

A garota de ouro chinesa da corrida de revezamento da tocha olímpica, Jin Jing, que foi atacada por manifestantes em Paris mas recusou-se a abandonar a sagrada chama, também agradeceu pelas novas instalações. “Estou ansiosa para experimentar a Cidade Proibida sem obstáculos, hoje é minha primeira visita aqui”, disse ela ao China Daily enquanto caminhava com sua muleta na Praça Wumen.

***

Colaboração: Milton Coelho da Graça
Tradução: Angélica Carneiro da Cunha

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial