29.8.09

Era das Utopias

“Era das Utopias” é uma minissérie resultante do longa metragem “Utopia e Barbárie”, do cineasta Sílvio Tendler. Foram ao todo dezenove anos de pesquisas e mais de quatrocentas horas de entrevistas com filósofos, teatrólogos, cineastas, escritores, jornalistas, militantes, historiadores e economistas.

Os seis curtas metragens expõem as questões que mobilizaram o mundo pós Segunda Guerra Mundial. São independentes, porém juntos tornam-se essenciais para entendermos as mudanças políticas, sociais e culturais de um passado que formatou o a realidade de hoje.

Quais são as nossas utopias? Qual o mundo que nós queremos construir? Queremos o desenvolvimento sustentável ou a comodidade do progresso que se revela cada dia mais predatório? A Minissérie estimula a reflexão sobre o mundo atual mostrando as novas e as antigas mazelas.

Faz um panorama mundial destacando as novas utopias, a utopia socialista e a capitalista. Revela um mundo onde acreditou-se que o socialismo era a salvação para tudo e que, de repente, caiu por terra. Onde a vitória capitalista criou a ilusão, em alguns, de que a história tinha chegado ao fim. A história não acabou. E hoje está ainda mais viva a frase de ordem pichada nos muros de Paris em 1968: “O que nós queremos mesmo é que as idéias voltem a ser perigosas”.

TV Brasil
Dia 30 de agosto as 22:30 - Making Off
Dia 31 de agosto às 20:30 - Estréia
Todos os dias de 31 agosto a 04 de setembro às 20:30
Dia 05 de setembro às 21:30

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial