16.7.07

Guia IBDD do Rio Acessível (2)

Edição especial para os Jogos Parapan-americanos patrocinada pela Michelin

A idéia de um guia de acessibilidade para o Rio de Janeiro não é nova no meio das pessoas com deficiência e muito menos no IBDD. O que torna esta iniciativa de agora diferente é que idealizamos uma publicação que preste um serviço da maneira mais direta possível, sem academicismos. Além disso, atribuindo-lhe total objetividade e, ao mesmo tempo, valorizando o que esteja de acordo com as normas de acessibilidade, só entra no guia o que é acessível. O que não é acessível, obviamente não interessa às pessoas com deficiência.

Outra obviedade que caracteriza este guia é que não procuramos “reinventar a roda” e assumimos os modelos de texto consagrados por guias de turismo e páginas de programação cultural e de lazer dos jornais e revistas. Acreditamos que isso facilitará a identificação do propósito e a assimilação das informações da nossa publicação. A estes padrões, acrescentamos apenas informações pertinentes às pessoas com deficiência e o uso do símbolo internacional de acessibilidade, à semelhança das estrelas usadas para categorizar hotéis.

É bom lembrar que estimativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que o mercado de pessoas com deficiência movimenta cerca de R$ 100 bilhões por ano (O Globo, Defesa do Consumidor, pág. 28, 11/07/2007) e, diante da oportunidade oferecida pelos Jogos Parapan-americanos, decidimos fazer uma edição dedicada ao evento, cobrindo a área envolvida, que vai do Centro ao Recreio dos Bandeirantes. Nossa edição Parapan será encartada no jornal O Globo do dia 10 de agosto, sexta-feira, e terá o patrocínio da Michelin.

Bom Parapan para todos nós!

ATENÇÃO:

Se você é proprietário ou conhece hotel, restaurante, bar, teatro ou cinema acessíveis, com banheiro adaptado para pessoas com deficiência, e quer divulgar o(s) estabelecimento(s) gratuitamente, neste guia, envie as informações para o e-mail guia@ibdd.org.br.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial