26.1.15

Nossas palavras na formatura de Alex


Hoje, dia 26 de janeiro, é o dia da formatura de ALEX SCHOMAKER BASTOS. Mas ele não pode prestar o juramento do biólogo. Ele foi assassinado, com sete tiros, em um assalto na Rua General Severiano, em frente ao Campus da UFRJ. Alex tinha em sua carteira, que não foi levada, R$ 12,00 e um Riocard.
A vida no Rio de Janeiro está valendo muito pouco.
Por isso, nós, Mausy e Andrei, pais orgulhosos e estraçalhados pela dor, recebemos seu certificado de conclusão.
Não temos palavras para descrever nossa profunda tristeza.
RESUMIMOS ABAIXO NOSSAS PALAVRAS NA FORMATURA DE ALEX:
Alex,
Hoje é um dia muito importante para mim, seu pai, seus irmãos, toda sua família e todos os seus amigos.
Você está se formando como biólogo e como professor. Suas duas grandes paixões. E nós estamos aqui para, com imenso orgulho, receber este diploma com você.
Mas, Alex, nós trouxemos você no nosso coração, e você não está aqui para fazer seu juramento. Nós vamos receber seu tão esperado diploma porque o Estado brasileiro e o do Rio de Janeiro mataram você com muitos tiros, porque você resolveu pegar um ônibus às 9h da noite em frente à sua amada UFRJ. Na nossa cidade, pegar um ônibus à noite é crime.
Por isso, amado filho, esta cerimônia com o imenso vazio da sua ausência é em sua homenagem.
E nós, Mausy e Andrei, seus dilacerados pais, vamos falar com seus colegas, que se formam hoje junto com você.
Antes de mais nada, Andrei e eu queremos agradecer do fundo do coração toda a solidariedade e carinho que recebemos dos amigos, colegas e professores do Colégio de Aplicação, da Faculdade de Educação e do Instituto de Biologia.
Andrei e eu gostaríamos que vocês formandos, seus familiares e amigos se alegrassem pelo diploma e pelo juramento que fazem hoje. Lembrem do Alex, nosso amado filho, que gostaríamos de acreditar que está aqui conosco e é um jovem cheio de sonhos e planos. E estamos dizendo É UM JOVEM CHEIO DE PLANOS porque não vamos NUNCA FALAR DE NOSSO FILHO NO PASSADO.
ELE é sempre presente.
Ele está presente em nós para sempre, como presente deve estar sempre em vocês a vontade de melhorar o mundo, de ampliar os horizontes, de não se conformar, de DIZER NÃO PARA O QUE ESTÁ ERRADO.
Não se conformem, por exemplo, como o corte de 7 bilhões do dinheiro da Educação anunciado pelo Governo Federal. Não se conformem quando o novo ministro da Educação, Cid Gomes, disser, como disse em entrevista a alguns jornais, que esse corte não afetará em nada a atuação da área de educação.
Não se conformem quando o Governo aplica apenas 45% da verba destinada à Educação, como fez em 2012.
É a Educação que vai diminuir os índices de violência que só em crimes de morte nos deixam com estarrecedores índices de 56 mil mortes por crimes por ano. E a morte do Alex ainda não está contabilizada. O Alex será mais um índice em outra pesquisa sobre a violência no Brasil.
Diversos depoimentos sobre o Alex nos foram encaminhados ou foram publicados, nós escolhemos parte de um depoimento da professora Jaqueline Girão Soares e um trecho do depoimento do professor Filipe Porto, do Colégio de Aplicação.
A professora Jaqueline escreveu: “Alex mergulhou fundo em todas as atividades do estágio, que não são poucas. Preparou regências extremamente criativas e inovadoras, participou de inúmeras atividades da escola e se tornou uma referência de amizade e nerdice para muitos alunos. Não poderia deixar de mencionar, também, a firmeza de argumentação do Alex, que fazia questionamentos altamente instigantes com muita elegância. Seu espírito colaborativo era outra de suas marcas…”
O professor Filipe destacou que o Alex repetiu em seu relatório de prática de ensino, por diversas vezes, que o que aprendeu no Colégio de Aplicação e na Faculdade o faria uma pessoa melhor.
E é assim que nós, pais de ALEX SCHOMAKER BASTOS, assassinado pela incúria do Estado brasileiro, gostaríamos que vocês homenageassem seu colega. Comecem a nova etapa da vida de vocês, que se inicia agora, como pessoas melhores, que farão um país melhor. Um país onde, queremos acreditar, jovens não serão mortos em pontos de ônibus, nem por bala perdida, nem pela polícia, a quem cabe nos proteger.
Infelizmente o Alex não poderá mais contribuir, mas ele ficará sempre em nossos corações com seu sorriso, sua alegria e crença na VIDA. Que ele gosta tanto de estudar.
Mausy e Andrei, pais orgulhosos e entristecidos de ALEX SCHOMAKER BASTOS
Eu sou Alex, para sempre
‪#‎eusoualex‬

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial