20.7.07

Miro Besteira

ANDREI BASTOS

Eu era um jovem e promissor diagramador de jornal, em novembro de 1980, e fui convidado pelo jornalista Milton Coelho da Graça para sua festa de cinqüenta anos, cheia de amigos do “partidão”, num sítio em Jacarepaguá. Miro Teixeira, então deputado federal pelo MDB/RJ, estava presente. Renunciando às suas origens políticas, ele se esforçava para se livrar do epíteto “filhote do Chagas Freitas” e o apoio daqueles velhos comunistas vinha a calhar. Confesso que senti certo mal-estar, pois à época eu estava envolvido com outros amigos, brizolistas, e achava que o Miro era um engodo e não servia às causas populares. Além disso, diante dos rapapés e parangolés, e como também à época eu bebia todas, quando fui apresentado ao dito cujo, vomitei: “Muito prazer! Você é o famoso Miro Besteira?”

Certamente ele não lembra disso, talvez por causa do alto teor etílico no sangue, condição minha e de quase todos os presentes, pois só fiquei sabendo do que disse quando me contaram, ou porque, diante do constrangimento que causei, fui logo defenestrado da festa pela turma do “deixa disso”. Brizola se elegeu governador e nosso personagem ficou à deriva até se eleger deputado federal constituinte em 1987. Sempre vivendo mais de pose do que de efetivo trabalho em favor dos mais pobres.

Qual não foi minha surpresa ao ver que, no dia 15 de maio deste ano, o atual deputado federal pelo PDT/RJ Miro Teixeira colocou em pauta para votação o Projeto de Lei 7.966/06, que propõe um Estatuto do Portador de Deficiência, o “Estatuto do Coitadinho”! E surpresa maior ainda foi a minha quando vi que, num segundo movimento, o deputado Celso Russomanno (PP/SP), que está mais para ter prontuário do que currículo, colocou o PL em regime de urgência! Segundo a Transparência Brasil (http://www.transparencia.org.br/), Russomanno tem nas costas dois processos no Superior Tribunal Federal, um por crime eleitoral e outro por crime contra a administração pública - peculato. O que este sujeito quer com as pessoas com deficiência? E de onde virá este súbito interesse de Miro Teixeira pela causa das pessoas com deficiência? Será que Miro e Russomanno estão mancomunados?

Se não estão mancomunados, com mais propriedade do que na festa de Jacarepaguá hoje eu posso dizer que nosso personagem perdeu excelente oportunidade de ficar quieto e, no alto da sua estampa de Carlos Lacerda de quinta categoria, pode ser chamado de Miro Besteira.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial