14.10.07

Brasileiros e militantes

FAP LANÇA PROJETO BRASILEIROS E MILITANTES NO MAM COM FILME SOBRE OSCAR NIEMEYER

A Fundação Astrojildo Pereira lança o Projeto Brasileiros e Militantes no próximo dia 18 de outubro no MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, das 15h às 18h. Trata-se de uma série de perfis de importantes militantes sociais e políticos brasileiros.

O Construtor de Sonhos - o primeiro filme a ser exibido - conta a trajetória do arquiteto Oscar Niemeyer.

Direção: Ivan Alves Filho e Rodolpho Villanova.

***

PROJETO BRASILEIROS E MILITANTES

Ao longo do século XX, o Brasil se configurou como um dos países mais criativos nos marcos da chamada cultura ocidental. Da arquitetura de Brasília ao Cinema Novo, da música de Villa-Lobos à Bossa Nova e à MPB, da Semana de Arte Moderna de 1922 ao Teatro do Oprimido e deste às manifestações esportivas as mais diversas, a cultura brasileira tomou parte ativa na construção do mundo moderno.

Pensamos que uma das maneiras de traduzir a verdadeira epopéia vivida pelo povo brasileiro se dê através de um amplo levantamento de um dos principais momentos da construção política e cultural do país ao longo do século passado. Pois é preciso resgatar o pensamento crítico, para as nossas novas gerações. Com base numa coleta de depoimentos sobre a da vida e da obra de alguns dos nossos principais atores sociais, buscaremos contribuir para essa retomada, reunindo subsídios que possibilitem repensar o próprio destino do país, resgatando a sua auto-estima e reforçando a sua identidade nacional. Pois a despeito dos inúmeros avanços, o Brasil é também o país das reformas incompletas. E o mergulho na vida de alguns dos nossos maiores nomes compõe uma ferramenta poderosa para nos ajudar a entender um país tão rico e, também, diverso e, mesmo, contraditório.

Afinal, a História humana não é feita só de estruturas econômicas e sociais – homens também são histórias e cada um de nós carrega suas marcas pela vida afora. A História dos homens é a história da sua cultura e da sua inserção na sociedade. Da sua luta, enfim.

Narrar essa história recente do Brasil é a ambição maior da série de documentários Brasileiros e militantes, a qual toma por base a trajetória política, intelectual e humana de homens como Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar, Marco Antônio Coelho, Armênio Guedes, Leandro Konder e muitos outros. Todos eles têm em comum o apego à liberdade e ao engajamento social. O Brasil para esses homens é uma questão de identidade pessoal e, também, coletiva.

Esse trabalho representará um instrumento indispensável para o conhecimento das bases da vida brasileira e certamente prestará um importante auxílio aos estudantes, professores, comunicadores sociais, pesquisadores da nossa realidade e ao público em geral.

Brasília, outubro de 2007
Fundação Astrojildo Pereira (FAP).

Fonte: http://www.pps.org.br/2005/index.asp?portal=rj&id_municipio=

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial